Ícone do site UP! Plástica

Estrias e celulites na adolescência – Como tratar?

estrias e celulites na adolescência

A adolescência traz muitas novidades para as mulheres – primeiro beijo, primeira menstruação, primeiras festas. Mas nesse pacote de novidades vem também algumas mudanças no corpo, e aí começam a aparecer as primeiras estrias e celulites. As oscilações hormonais desse período podem fazer tudo parecer um pesadelo, mas não é bem assim. Acredite: a maioria das mulheres têm estrias e celulites e elas tem tratamento! Saiba como tratar estrias e celulites na adolescência.

Vamos explicar um pouco porque elas surgem e o que fazer depois disso. Veja:

Celulites

As celulites são alterações nas células da camada de gordura, deixando a camada subcutânea irregular. Ela pode ser causada por má circulação, retenção de líquido, uso de hormônios como o de anticoncepcionais, falta de exercício físico e má alimentação.

Tratamentos

Drenagem Linfática

drenagem linfática é um dos tratamentos que podem ser realizados tanto no corpo como no rosto. É uma técnica muito usada para reduzir o inchaço e a retenção de líquido.

A drenagem é realizada por meio de uma massagem, geralmente manual, que estimula o sistema linfático a eliminar as toxinas do organismo, o que também contribui para uma melhor regeneração da pele. É um tratamento eficaz para reduzir medidas além de combater a celulite.

Ultrassom

A técnica do ultrassom é indicada para a eliminação de celulites. O ultrassom emite uma frequência que contribui para dissolver as moléculas de gordura e estimular o metabolismo celular.

Também auxilia na cicatrização, por isso também pode ser realizado durante o pós-operatório de cirurgias plásticas. A técnica é indicada para combater gordura localizada e celulite.

Estrias

As estrias aparecem quando as fibras de colágeno e elásticas da pele se rompem. Os “riscos” que aparecem são cicatrizes formadas quando a pele é muito esticada em pouco tempo. Elas são comuns em homens e mulheres – principalmente na fase de crescimento, gravidez e oscilações de peso. É como se a pele não conseguisse acompanhar o crescimento do corpo de forma tão rápida.

Elas são comuns em área que dobramos e onde existe muita gordura – barriga, braços, joelhos, bumbum, seios. Existem duas formas de estria e cada uma exige um tratamento diferente. Veja:

Estrias brancas: são mais amadurecidas, sem tonalidade. Mais difíceis de tratar pois já estão no corpo há muito tempo.

Estrias vermelhas: são novas e sua cor indica nada mais que ainda existe sangue no local – o que deixa o tratamento mais fácil e eficaz.

Tratamentos possíveis

Peelings

Os peelings são tratamentos que visam regenerar e renovar a pele. Existem muitos tipos de peeling – entre eles os mais conhecidos e mais utilizados são o peeling de cristal e o peeling de diamante.

A escolha do peeling depende do problema a ser tratado e do tipo de pele, ambos realizam uma microdermoabrasão, removendo a camada mais superficial da pele. Peelings mais fortes podem ser usados para tratar estrias enquanto elas estão vermelhas.

Carboxiterapia

A técnica de carboxiterapia pode ser realizada tanto no corpo quanto no rosto, mas é mais conhecida pela sua eficiência no tratamento corporal.

O procedimento é realizado através de aplicações de gás carbônico sob a pele, nas áreas afetadas, pois o gás carbônico ajuda a quebrar as células de gordura e estimular a regeneração do tecido.

Dessa forma, a carboxiterapia é conhecida por oferecer bons resultados no tratamento de estrias, gordura localizada e celulites.

 

Não se esqueça dos exercícios físicos para evitar estrias e celulites na adolescência

Os exercícios físicos são fundamentais para todas as pessoas em todas as idades. Porém, nesse momento da adolescência é preciso se atentar ainda mais na prática de atividades que vão diminuir a flacidez e promover o controle do peso das mulheres.

Alimentação também é um ponto chave.

Esteja sempre atenta a ingestão de açúcar e gorduras. Elas contribuem para a formação de celulites e para o ganho de peso – consequentemente, aparecimento de estrias.

Alguns alimentos também são ótimos para evitar as celulites. Então inclua no seu cardápio desde agora: banana, azeite de oliva, frutas cítricas, arroz integral, algas, cenoura, gengibre, abacaxi, abacate, maçã, peixe, frutas vermelhas, nozes, amêndoas, semente de girassol, soja, linhaça, couve-flor, goiaba, chá verde e leguminosas como feijão, ervilha e lentilha.

 

Mitos e verdades

Gostou do artigo sobre “estrias e celulites na adolescência – Como tratar?

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários ou entre em contato, ficaremos felizes em responder.

Sair da versão mobile