Ícone do site UP! Plástica

Hidrogel: O que é e quais são os riscos que oferece

Hidrogel: O que é e quais são os riscos que oferece

Nos últimos dias, estamos presenciando através da mídia um grande drama vivido pela modelo Andressa Urach. Ela foi internada devido à uma infecção na perna, ocasionada pela aplicação de uma substância chamada Hidrogel.

A substância é um produto sintético liberado pela ANVISA para preencher pequenas deformidades na pele ou no músculo. O uso da substância é aprovado para fins estéticos, porém os médicos alertam, a aplicação da substância é irreversível e deve ser feita em pequenas quantidades e com muita cautela.

A modelo realizou a aplicação da substância para aumentar o volume das coxas, porém a quantidade aplicada foi muito além do que se é indicado. O uso indevido do Hidrogel oferece o risco de infecção pois ele facilita a formação de uma película chamada biofilme. Essa película é formada em torno da substância e proporciona o aumento do risco de infecções.

O que é o Hidrogel e como funciona no organismo

O Hidrogel é um produto de poliamida sintética que foi desenvolvido para pequenas aplicações de preenchimentos. O uso apropriado da substância é para preencher pequenas deformidades do músculo ou da pele, como lesões ou rugas, normalmente no queixo ou nas maças do rosto.

Quando a substância é injetada nos tecidos, o organismo gera uma proteção natural para se proteger do “corpo estranho”. Essa reação faz com que o aumento de formação de colágeno e as células de cicatrização aumentem o crescimento do tecido.

Essa reação no corpo, provoca o aumento de volume da região onde a substância é injetada. Porém, essa película formado em torno da substância, faz com que os microorganismos fiquem protegidos da ação do sistema imunológico aos antibióticos.

Os riscos do Hidrogel

Os riscos de ocorrer uma inflamação são altos, principalmente quando se é aplicada uma grande quantidade. O Hidrogel fica “espalhado” pela região, o que pode ocasionar uma infecção muito maior.

Quando a inflamação acontece, o único jeito de tratá-la é removendo totalmente a substância, mas esse é o grande problema. Depois que a substância é aplicada, ela se incorpora aos tecidos, podendo chegar até mesmo nos músculos, se tornando praticamente impossível de se removê-lo completamente.

Os principais riscos da aplicação de Hidrogel são:

A cirurgia para retirar a substância é muito complexa, um bom exemplo a ser comparado é sobre uma infecção causada por prótese de mama, nesse caso a prótese será retirada, mas no caso de aplicação de hidrogel, pelo fato dele se espalhar pelo organismo, será necessária uma cirurgia muito mais complicada.

Outro grande risco é que as mulheres não estão procurando por um médico especializado. Isso é muito perigoso, pois assim como qualquer outro tipo de procedimento cirúrgico, a aplicação da substância deve ser realizada por um cirurgião plástico ou um dermatologista especializado.

Ao fazer a aplicação com outra pessoa, os riscos são diversos. A aplicação deve ser feita na camada correta da pele e somente um cirurgião plástico ou um dermatologista é capaz de saber o local exato.

Ao realizar a aplicação com uma pessoa que não seja médico, o risco de ter o Hidrogel aplicado na corrente sanguínea é grande. Além disso, só um médico especializado saberá a quantidade segura a ser aplicada.

Muitos profissionais não utilizam esse tipo de substância, já que ela é irreversível. Eles recomendam outras substâncias, que com o passar do tempo são absorvidas pelo organismo.

Por isso, é muito importante que você procure por um cirurgião plástico ou um dermatologista de confiança, eles devem fazer parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Esses profissionais passam anos estudando e indicarão a melhor opção para você, sempre pensando na sua saúde e no seu bem-estar. Se você possui dúvidas sobre esse ou outros tipos de cirurgias plásticas, entre em contato com a UP! Plástica e agende uma consulta com um de nossos cirurgiões plásticos, assim você pode retirar todas as suas dúvidas com um médico especializado.

Aproveite e confira o nosso post sobre Dúvidas sobre cirurgia plástica e entenda alguns mitos e verdades sobre as cirurgias plásticas.

Sair da versão mobile