Ícone do site UP! Plástica

Obesidade não precisa ter medo, podemos te ajudar

Obesidade Não Precisa ter Medo

Hoje em dia a Obesidade é um dos maiores problemas mais frequentes que a Saúde Pública enfrenta hoje no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que, atualmente nos países desenvolvidos, ela seja o principal problema de saúde a enfrentar. Saiba um pouco mais sobre a Obesidade em nosso artigo!

Explicando a Obesidade

Temos nos questionado sempre, por que as pessoas estão engordando tanto? De onde vem esse desespero pela comida e a dificuldade para perder peso? A resposta poderá ser encontrada nas raízes evolucionistas do homem, há um contexto histórico e biológico envolvido isso e nossos antepassados tinham grande dificuldade para conseguir alimentos.

Biologicamente, nosso cérebro estava condicionado em tempos de carência e agora encontra fartura, com isso o mecanismo evolucionista selecionou pessoas capazes de acumular gordura, decisão inteligente no passado. Reverter esse processo é uma tarefa muito difícil e muitas vezes inglória, mas é preciso estar alerta. O excesso de peso está associado a uma série de doenças que comprometem a qualidade e a duração da vida.

 

Alimentação, obesidade e emagrecimento

Uma experiência simples: saia na rua e pergunte para as pessoas quantos quilos elas gostariam de perder. Sabemos que uma grande parte dessas pessoas terão uma resposta e uma quantidade bem inferior afirmará que estão satisfeitos com o próprio peso.

Comida: um assunto que se refere ao corpo ou à mente?

Comer está totalmente relacionado à manutenção da vida, da saúde, mas muitas vezes comemos além do necessário, compulsivamente e na maioria das vezes nos prejudicamos com a obesidade. Fatores psicológicos podem alterar o relacionamento com a alimentação, como por exemplo, ansiedade, culpa ou qualquer alteração emocional que podem interferir no relacionamento com a comida.

 

Antes e depois de uma Miss brasileira que sofria de Obesidade!

 

Emagrecer é importante

É interessante identificar o porquê de uma pessoa querer perder peso. Uma questão de ser aceito em relação às outras pessoas? Não ser reprovado no exame médico da empresa? Deseja ficar sarado para o verão?

Uma grande parte da população possui excesso de peso e em alguns casos, esse peso a mais só incomoda esteticamente. Não chega a ser necessariamente um peso que cause problemas de saúde, mas na grande maioria, esse excesso vai além da estética.

Se você está acima do peso, mas não se incomoda muito com isso, meus parabéns. É muito difícil se aceitar com aquelas gordurinhas a mais. Geralmente quem possui excesso de peso, possui também baixa auto estima que pode dificultar muito a vida social, profissional e pessoal da pessoa.

 

 

Outro problema que muitos gordinhos enfrentam é o diabetes. A doença não é exclusiva de quem está acima do peso, mas as gordurinhas extras podem piorar o quadro de quem já possui a doença e pode aumentar o risco de quem já possui tendência a ter a doença e mais um típico problema do excesso de peso é a pressão alta.

Uma diminuição nos números da balança já pode ser suficiente para mandar embora de uma vez por toda esse problema.

Está sofrendo desse problema de saúde que vem sido um dos maiores pesadelos da população mundial? Acha que esse artigo possa ter ajudado? Nos diga!

Sair da versão mobile