O que é?

A Cirurgia de Nariz, também conhecida como Rinoplastia, é um procedimento cirúrgico que visa melhorar a aparência facial. O nariz é a parte do rosto que mais se destaca, por esse motivo é importante que ele seja esteticamente harmônico.

Quando não existe esse equilíbrio estético, homens e mulheres procuram pela cirurgia plástica para melhorar e equilibrar os aspectos físicos e aumentar a autoestima.

O procedimento cirúrgico é realizado no septo nasal (nariz), buscando as melhorias da função e do aspecto do mesmo.

Como é?

Para que a cirurgia seja realizada, primeiramente o cirurgião plástico deve observar o equilíbrio estético entre as proporções do rosto e do nariz para que a face fique natural. O procedimento cirúrgico pode ser aberto ou fechado e a anestesia é geral.

Quando o procedimento for aberto, o cirurgião realiza uma incisão na columela (tecido que se encontra entre as narinas na base do nariz) e ponta do nariz.

Quando for fechado, uma incisão interna será realizada na região da columela (cartilagem na base nariz), o cirurgião então irá acessar a estrutura nasal através dessas incisões, onde a pele do nariz é separada do osso e da cartilagem.

Depois o nariz será esculpido e modelado para que posteriormente a pele seja adaptada ao novo formato nasal.

O tempo estimado para a realização da cirurgia plástica de nariz é de 1 a 2 horas e o paciente deve permanecer no hospital de 12 a 24 horas. É recomendado que a cirurgia de nariz seja realizada com pelo menos 17 anos de idade, que é quando as estruturas nasais e faciais estão desenvolvidas.

Agende sua consulta UP! Plástica

Para quem é?

As indicações da cirurgia de nariz são diversas, podendo ser reparadoras, funcionais e estéticas. Ter um nariz simétrico aos outros elementos que formam o rosto é um grande desejo para muitas pessoas, que encontram na rinoplastia a realização desse sonho.

Pós-operatório

Durante a recuperação da cirurgia de nariz é comum que exista inchaço no rosto, dor no nariz e dor de cabeça. O médico irá prescrever medicamentos que irão aliviar esses sintomas no período de recuperação.

Após o procedimento cirúrgico ser finalizado, serão colocados tampões nas narinas ou modeladores nasais para reduzir o sangramento interno por pelo menos um dia.

Um curativo imobilizador externo de gesso ou plástico também deverá ser usado durante 7 dias. Uma das principais orientações após a cirurgia é de que o paciente não exponha a região operada ao sol por pelo menos 2 meses.

Resultado

O resultado final da cirurgia será perceptível após o período de 6 meses a 1 ano, pois a cicatrização da região é lenta. Por esse motivo é muito importante que o paciente siga todas as orientações feitas pelo médico para o pós-operatório.

CTA Duvidas sobre cirurgias plasticas

Artigos Relacionados