Obesidade

A Obesidade é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma doença crônica que deve ser tratada, pois é porta de entrada para diversas outras doenças.

A OMS também a aponta como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Estima-se que em 2025, mais de 2 bilhões de adultos terão sobrepeso e mais de 700 milhões estarão obesos.

No Brasil, a obesidade vem crescendo a cada ano. Alguns levantamentos apontam que mais de metade dos brasileiros está na faixa de sobrepeso ou obesos. Entre crianças, estaria em torno de 15%.

O indivíduo estar obeso não significa que esteja nutrido e hoje é comum diagnosticar pessoas obesas com uma deficiência nutricional importante. Portanto, o primeiro passo para o tratamento da obesidade é nutrir esse paciente de forma adequada e principalmente desmistificar que os alimentos saudáveis não são saborosos.

Um dos fatores que determinam a obesidade é o Índice de Massa Corporal (IMC). Você pode calcular o ser dividindo o seu peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros).

Classificação do IMC:

  • Menor que 18,5 Abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal
  • Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)
  • Igual ou acima de 30 – Obesidade.

Cálculo do IMC:

  • IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)

Lembre-se que o IMC é apenas um dos fatores. Sempre é preciso consultar um especialista.

Fonte: ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica.

Agende sua consulta UP! Plástica

Artigos Relacionados