O que é?

A lipoescultura é uma cirurgia plástica realizada em função da estética corporal, pois possui o objetivo de eliminar a gordura localizada e reaplicá-la em outras regiões do corpo – proporcionando um corpo com curvas mais definidas e harmoniosas. A gordura pode, por exemplo, ser retirada do abdome e recolocada nos glúteos.

 

CTA Duvidas sobre cirurgias plasticas

Como é?

O procedimento pode retirar gordura de diferentes partes do corpo. As mais comuns são: papada, rosto, pescoço, abdome, quadris, costas, glúteos, pernas e coxas.

Mas o contorno corporal harmonioso não depende somente da retirada da gordura. Ele depende também experiência do cirurgião para esculpir o corpo dando a forma ideal.

A cirurgia começa com a retirada da gordura do paciente por meio da lipoaspiração. Serão feitas pequenas incisões de 3 a 5 mm na região onde será aspirada a gordura. Nessas incisões será introduzida uma cânula fina, que é ligada a um aparelho lipoaspirador removendo as células de gordura.

O procedimento é realizado com anestesia peridural ou geral. O tempo de cirurgia pode ser de 2 a 3 horas e o paciente deve permanecer no hospital durante o período de 12 a 24 horas.

A gordura retirada será tratada para posteriormente ser injetada em outras partes do corpo, modificando o contorno da região. Como a gordura é retirada do corpo do paciente, não existe o risco de ocorrer rejeição após ela ser injetada novamente.

Vale ressaltar que cerca de 30% a 50% da gordura injetada é reabsorvida pelo organismo. Como uma parte da gordura será reabsorvida é importante que o paciente converse com o médico para que possam entrar em um acordo do volume ideal a ser injetado, para que esse processo de reabsorção seja compensado.

Para quem é?

Assim como a cirurgia de lipoaspiração, a lipoescultura não é um procedimento realizado com o intuito de proporcionar o emagrecimento. Esse procedimento cirúrgico é realizado para remodelar o corpo, portanto os melhores candidatos a realizar o procedimento são homens e mulheres com peso relativamente normal.

Pós-operatório

No pós-operatório é necessário utilizar cinta cirúrgica por aproximadamente 2 meses. Também é importante que o paciente realize no mínimo 10 sessões de drenagem linfática, evite se expor ao sol por pelo menos 15 dias e beba bastante líquido.

Logo após a cirurgia ser realizada já é possível observar uma grande diferença nas curvas do corpo, porém o resultado final da lipoescultura só pode ser observado por volta do terceiro mês.

Como o objetivo da lipoescultura não é obter o emagrecimento e sim remover o excesso de gordura localizada, logo haverá a redução de medidas que pode variar de acordo com a massa corpórea de cada paciente.

A lipoescultura é uma cirurgia plástica muito procurada principalmente por motivos socioculturais, pois o resultado final pode ser de uma cintura modelada e um quadril arredondado tipo bumbum empinado, com aspecto natural e anatômico.

Artigos Relacionados