O que é?

A cirurgia plástica de lipoaspiração é uma das mais realizadas no Brasil e esse procedimento vem cada vez mais chamando a atenção de homens e mulheres que desejam ter um corpo harmonioso.

Ela visa reduzir a gordura localizada e dessa forma destacar as curvas naturais do corpo. A cirurgia pode ser realizada em diferentes partes do corpo, como pernas, braços, costas e no abdome, onde é mais comum de ser realizada.

Para quem é?

Essa não é uma cirurgia que proporciona o emagrecimento. Ela é indicada para casos onde existe um depósito de gordura, que é o acúmulo de tecido adiposo (gorduroso) em algumas regiões do corpo.

A gordura localizada pode ocorrer devido diferentes fatores, tanto internos quanto externos. O próprio metabolismo pode favorecer o acúmulo de gordura, porém fatores externos como má alimentação, falta de exercícios e má postura também podem gerar a gordura localizada.

Como é?

Essa cirurgia consegue eliminar o famoso “pneu” da barriga, além dos culotes indesejados nas coxas e costas. O procedimento cirúrgico retira a gordura que fica na camada mais profunda da pele junto à musculatura.

A cirurgia é realizada através de incisões por onde cânulas de aspiração serão inseridas em várias direções em movimentos de “vai e vem”. Esse movimento irá fazer com que a gordura seja “partida” para posteriormente ser aspirada pelas cânulas.

A anestesia utilizada para a cirurgia pode ser peridural com sedação ou geral. A realização do procedimento dura cerca de 2 a 3 horas e o paciente deve permanecer no hospital de 12 a 24 horas.

Pós-operatório da cirurgia

A lipoaspiração requer cuidados especiais durante o período de recuperação, como a realização de sessões de drenagem linfática para que a retenção de líquidos seja eliminada, diminuindo o inchaço, minimizando os hematomas e evitando nódulos.

No pós-operatório da lipoaspiração o paciente também deve utilizar cinta cirúrgica por dois meses e a quantidade de seções de drenagem linfática pode variar, mas geralmente são indicadas no mínimo 10 sessões.

Também é importante que o paciente não se exponha ao sol por pelo menos 15 dias, evite tomar banhos demorados e beba bastante líquidos nos primeiros 5 dias.

O resultado final da lipoaspiração aparece no mínimo após três meses da cirurgia, quando o inchaço e os edemas quase não existem mais. Após esse período será possível observar um resultado satisfatório. O contorno corporal estará mais bonito e definido, sem a gordura localizada.

Artigos Relacionados