O que é?

A Drenagem Linfática é uma técnica de massoterapia especializada que deve ser realizada por profissionais, como os fisioterapeutas que possuem um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia do sistema linfático. A drenagem linfática manual, ao contrário do que se pensa, não dói e quando bem empregada ajuda a combater a maior inimiga das mulheres, a celulite.

Além de auxiliar no funcionamento adequado das funções orgânicas garantindo a excreção de detritos e desintoxicação dos tecidos, melhora a circulação e a nutrição circular.

Como é?

Ela é aplicada na camada da derme (pele), a massagem consiste em manobras suaves, lentas, rítmicas e relaxantes, com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo.

A Drenagem Linfática manual é recomendada para o desaparecimento de inúmeras formas de edemas como os de pós-operatórios de cirurgia plástica, para redução de edemas e lifo edemas, celulite, insuficiência venosa, auxílio na motricidade do intestino, distribuição dos hormônios, aumento da imunidade, combate da retenção de líquidos e também é ótima para cólicas menstruais. Em gestantes ajuda a aliviar dores nas pernas e a sensação de peso, também funciona muito bem para minimizar hematomas.

Para quem é?

A Drenagem Linfática é contra indicada em pacientes que apresentem tumores malignos, infecções agudas e reações alérgicas, edemas sistêmicos de origem cardíacos e insuficiência renal. Por isso antes de qualquer procedimento é necessário ser feita uma avaliação pelo médico ou fisioterapeuta.

Pós

A quantidade de sessões varia de acordo com a condição clínica de cada paciente e a média é de 10 sessões, mas seu especialista que vai indicar a quantidade. Os benefícios da drenagem linfática para as gestantes tem o objetivo de drenar o excesso de líquidos do corpo da gestante, principalmente nas pernas e pés. Os tratamentos devem ser vinculados a atividades físicas, bons hábitos alimentares, sendo recomendado acompanhamento nutricional.

E após o nascimento do bebê também ajuda na eliminação de líquidos e toxinas auxiliando ao retorno do peso. Toda mulher deve ter uma alimentação saudável e fazer exercícios regularmente. Essas são medidas auxiliares e muito importantes para uma gestação saudável. Mas todo procedimento deve ser indicado por um profissional da área. Como orientação após o procedimento se sugere a ingestão de água.

Artigos Relacionados