Um lábio carnudo é sinônimo de sensualidade – isso se harmonizado com os demais traços da face. Quem não nasceu com eles, agora pode recorrer a uns dos procedimentos mais realizados nos últimos anos, o preenchimento labial.

Talvez isso se dá, inclusive, devido a sua praticidade. O procedimento nem chega a ser considerado uma cirurgia – por ser realizado no próprio consultório, sem internação hospitalar. E o paciente consegue retornar às suas atividades no mesmo dia.

Para esclarecer as principais dúvidas de quem cogita realçar o contorno, aumentar o volume ou projeção dos lábios, preparamos este artigo.

 

Para quem é indicado o Preenchimento Labial?

É indicado para homens e mulheres com lábios finos ou desproporcionais e que sofram com a perda do contorno ou volume labial, cuja principal causa é o processo natural de envelhecimento.

 

Como é realizado?

Simples e indolor. Com anestesia local, o procedimento é feito em apenas uma sessão que pode durar de 20 a 40 minutos.

É injetado com uma agulha bem fina, o ácido hialurônico, cujo material é biocompatível (ele é matéria-prima do nosso colágeno, por isso é reconhecido pelo organismo mesmo sendo sintético e portanto, tem baixíssimos riscos de ser rejeitado).

Depois a substância se estabiliza e ainda estimula o colágeno no local.  

O preenchimento com ácido hialurônico também é bastante eficaz para suavizar o chamado “bigode chinês”, e as rugas acima dos lábios superiores, conhecidas como “código de barras”.

Mas vale enfatizar que qualquer mudança deve ser realizada de acordo com as características e necessidades de cada paciente, para que não se torne algo artificial, dando o efeito contrário ao desejado.

 

Resultado imediato

É um procedimento considerado seguro e os resultados são rápidos, podem ser visualizados logo depois da aplicação, e melhoram após uma ou duas semanas.

 

É possível prolongar o efeito do procedimento?

O ácido hialurônico será naturalmente absorvido pelo organismo entre 6 a 12 meses, mas para prevenir a formação de radicais livres, alguns hábitos devem ser seguidos. Eles são: não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, ter uma alimentação balanceada e saudável, ingerir muita água e cuidar bem da pele do rosto como um todo.

 

Processo de recuperação e cuidados

Após o aumento de lábios, o paciente pode voltar às suas atividades rapidamente, mas a região pode ficar levemente inchada. O incômodo no geral, deve sumir em uma semana.

As recomendações se resumem a evitar exposição ao Sol e exercícios vigorosos no dia da aplicação e usar filtro solar regularmente.  

Além disso, manter a pele hidratada e sadia com ingestão frequente de água é essencial para prolongar os resultados desse tratamento.

 

Se o resultado não atender às expectativas da paciente, é possível reverter o procedimento?

Tecnicamente existe uma enzima que destrói o ácido hialurônico e pode ser usada para reverter o efeito do procedimento.

Entretanto, isso deve ser avaliado com muita cautela e feito apenas em último caso, pois é um produto que pode dar reação alérgica e não é possível mensurar exatamente o quanto ele vai agir.

 

Contraindicações

A avaliação que antecede o preenchimento é indispensável, mas de um modo geral, o procedimento é contraindicado para pacientes com doenças autoimunes (como o lúpus), com lesões no lábio ou cavidade oral, herpes ativo, gestantes, ou indivíduos alérgicos ao ácido hialurônico.

Artigos Relacionados